Make your own free website on Tripod.com
Buscape

Motor



O motor a combustão interna é todo conjunto de peças mecânicas e elétricas que converte a energia química de seus combustíveis em energia mecânica que faz com que a árvore

de manivelas seja movida pelo deslocamento dos pistões.

Não podemos falar de motores a combustão interna sem mencionar os nomes de Nikolaus August Otto e do Engenheiro Alemão Rudolf Diesel.

Otto foi autodidata e nunca estudou Engenharia, porém o seu primeiro experimento já funcionava 10 anos antes do primeiro veículo a motor.

Nos tempos de hoje, mais de 500 milhões de veículos no mundo são equipados, ou com motores do ciclo “Otto” ou do ciclo “Diesel”.

No ciclo Otto a combustão ocorre devido a centelha emitida pela vela de ignição, já no ciclo Diesel a combustão ocorre espontaneamente.

O motor a combustão interna transforma o movimento linear dos pistões, por meio de combustões dentro de cilindros fechados, em movimento rotativo na árvore de manivelas.

O motor é dividido basicamente em três partes:

1. Cabeçote;

2. Bloco;

3. Conjunto formado por pistões, bielas e árvore de manivelas(virabrequim).


MOTOR DE 4 TEMPOS OBEDECENDO O CICLO OTTO.


Os motores de quatro tempos completam seu ciclo de trabalho a cada duas voltas da árvore de manivelas e funciona pela repetição ordenada de quatro movimentos que veremos a seguir:

Primeiro tempo: Admissão

A(s) válvula(s) de escapamento permanece(m) fechada(s), a(s) de admissão abre(m)-se progressivamente. O pistão move-se do Ponto Morto Superior(PMS) ao ponto Morto Inferior(PMI),

aspirando à mistura ar/combustível para o interior do cilindro.

Segundo tempo: Compressão

A(s) válvula(s) de admissão fecha(m)-se e a(s) de escape permanece(m) fechada(s). O pistão movimenta-se do PMI para o PMS, comprimindo a mistura na câmara de combustão.

Terceiro tempo: Combustão

A(s) válvula(s) de admissão e de escape continuam fechadas. A mistura comprimida é inflamada por uma centelha que salta da vela de ignição. Com a queima forma-se gases que se expandem,

impulsionando o pistão de volta para o PMI.

Quarto tempo: Escapamento

A(s) válvula(s) de admissão permanece(m) fechada(s) e a(s) de escapamento abre(m)-se, fazendo com que o pistão movimente-se do PMI ao PMS, expelindo os gases resultantes da combustão.

MOTOR DE 4 TEMPOS OBEDECENDO O CICLO DIESEL

O primeiro, segundo e quarto tempos são iguais ao do ciclo Otto.

Terceiro tempo: Combustão

No ciclo Diesel não há vela de ignição, nele o ar é comprimido; e devido a essa alta compressão ele sofre aquecimento chegando a mais de 500 graus Celsius, isso pouco antes do PMS; o bico

injetor, neste momento, pulveriza combustível, sob pressão, no interior do cilindro. Devido a alta temperatura o combustível se inflama. Com a queima forma-se gases que se expandem, impulsionando o pistão de volta

para o PMI.


Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas - Matricule-se!
TRE-PE-TECNICO JUDICIÁRIO
TRE-PE
TECNICO JUDICIÁRIO